Umbanda

Umbanda

Umbanda é uma religião, um caminho para se chegar a Deus encontrando a nossa luz interior. Luz esta que nos mostrará porque aqui estamos, e como devemos seguir o caminho certo para chegar ao nosso criador. Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento, baseada no culto aos orixás e seus seguidores. A sua orientação espiritual ou doutrinária é feita pelos guias espirituais que actuam sobre uma determinada linha de trabalho (Nanã, Iemanjá, Oxum, Inhasã, Ogum, Xangô, Oxossi, Obaluaê, Omulú, entre outras), cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar específicas. Os guias melhor que ninguém tem a sapiência e consciência da natureza humana e os atributos para que essa humanidade possa evoluir e seguir por um caminho melhor.
A Umbanda trablha em sete linhas:

  • A primeira linha é chefiada por Oxalá e também é denominada linha de Santo, pois abrange os santos da Igreja Católica em geral.
  • A segunda linha é a linha de Iemanjá, que engloba as ondinas, caboclas do mar e outras entidades relacionadas à água.
  • A terceira linha, do Oriente ou de São João Batista, é formada por médicos, sacerdotes, hindus etc.
  • A quarta linha, a linha de Oxóssi, é a composta de caboclos e caboclas, ou seja, índios, sendo comandada por São Sebastião.
  • Na quinta linha, a de Xangô-Agodô, comandada por São Jerônimo, trabalha Santa Bárbara, caboclos e pretos-velhos.
  • A sexta linha é a linha de Ogum ou São Jorge, que lidera caboclos, pretos-velhos e soldados romanos.
  • Por fim, a sétima linha é a linha Africana ou de São Cipriano, onde trabalha todo o povo da Costa do Congo, de Angola e todo povo da África.

 

Para informação e consultas por favor ligue 935 035 713 ou utilize os meios nesta página.